Como transformar sua ideia em projeto?
- Aline Tavares
- 29 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de mar. de 2023
Confira 5 dicas para você começar a escrita de seu projeto cultural, social, ambiental ou esportivo.

Todo projeto nasce de uma ideia, mas nem toda ideia pode gerar um projeto! Confuso? Vem cá, eu te explico melhor!
Minha cabeça está cheia de ideias, o que fazer?
Artista e produtor(a) são assim: de repente, "eureka!", uma grande ideia surge na cabeça e não se pensa em outra coisa a não ser realizá-la!
Se você é esse tipo de pessoa, quero lhe agradecer por isso, felizmente temos muitas pessoas para pensar coisas novas todos os dias.
O desafio, no entanto, se dá na hora de passar essas ideias para o papel, ou seja transformar essa maravilha que existe dentro de sua cabeça em algo real, viável, possível. Essa é a fase de transformar uma boa ideia em um projeto. As ideias são insights, inspirações que oxigenam nossa percepção e, por isso, costumam extrapolar os limites do possível. Projeto é a materialidade e a adequação desses insights ao mundo real: o que é isso, exatamente? Como posso executar? Quando, onde, para quem se destina, quanto custa, pra que serve, por que é importante?
É a partir das respostas desses questionamentos que se confere se a sua ideia tem potencial para se transformar em projeto.
Veja esse exemplo:

Construir uma máquina do tempo nos parece uma ideia genial, não é mesmo? Mas, daí, a questão é como viabilizar essa engenhoca. Esse é um exemplo de ideia que ainda não virou um projeto em nossa realidade. Portanto, se não responde aos questionamentos, a ideia ainda precisa de amadurecimentos para ser transformada em projeto.
Confira, abaixo, 5 dicas que vão te ajudar a transformar sua ideia em projeto:
Dica n.º 1 - Sua ideia é relevante para a sociedade?
Se você pretende realizar um projeto com recursos públicos, precisa ter em conta que não se trata da realização de um desejo pessoal. Os editais são um reconhecimento do Poder Público de que somente o Estado não é capaz de realizar as atividades para garantir os direitos previstos na Constituição Federal (e o direito à cultura, esportes, dignidade da pessoa e a conservação do meio ambiente estão expressos em nossa Lei Maior). O Estado, portanto, pede "ajuda" à sociedade para que outras ações sejam executadas com seus recursos. É por isso que seu projeto precisa ter relevância para a sociedade: deve contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade, cidade, Estado ou País. Então, deixe os desejos e caprichos pessoais para lá!
"Pode-se compreender por participação social o diálogo entre Estado e sociedade com o intuito de melhorar a oferta e a qualidade de serviços públicos; de ampliar o controle do uso do recurso público; de fortalecer o exercício da cidadania; e, principalmente, de garantir a universalização de direitos e a implementação de políticas, de acordo com interesses democráticos." - Manual MROSC/DF
Dica n.º 2 - Qual é a sua entrega?
Aqui, o exercício é pensar de trás para frente, ou seja, depois de todo o trabalho de preparação (pré-produção), o que exatamente você vai entregar para seu público? Pode ser uma entrega ou um conjunto de entregas. Por exemplo:
- produzir um documentário e lançá-lo em um evento, ou
- realizar um festival com várias atividades, como oficinas, shows, exposições, ou
- lançar um livro;
- organizar um campeonato esportivo ou escolinha de esportes; ou
- construir uma horta agroecológica.
Dica: Um projeto sempre vai gerar produtos ou serviços exclusivos, ou seja, nenhum poderá ser igual ao que você vai fazer.
Dica n.º 3 - Qual é a sua equipe?
Não dá para cruzar, cabecear para o gol e defender a bola. Você precisa ter uma boa equipe para realizar seu projeto. Nessa etapa, é muito importante que você traga para perto, pessoas competentes, que tenham experiência naquilo que se propõem. Sabe aquele amigo que está desempregado, sem experiência, precisando de uma força? Então, certamente essa pessoa não poderá ocupar cargos estratégicos do seu projeto. Pode entrar na equipe de assistentes, por exemplo, que não impacta tanto nas decisões a serem tomadas. São exemplos de atuações que devem ser preenchidas por pessoas com experiência comprovada:
- coordenador(a) do projeto;
- oficineiro;
- diretor(a);
- produtor(a);
- gestor(a) financeira;
- designer;
- fotógrafo(a).
Dica: o portfólio da equipe é requisito de avaliação e conta pontos na análise de seu projeto. Então, deve-se ter uma boa produção deste arquivo, com currículos, clipping de atividades realizadas, certificados de cursos e outras comprovações de experiência.
Dica n.º 4 - Qual a duração do seu projeto?
Todo projeto tem início, meio e fim. Não tem essa de que "seja eterno enquanto dure", pois dessa forma não há como calcular quanto o projeto vai custar. Mesmo que sua oficina seja contínua e dure muitos anos, é preciso estabelecer o prazo por ciclos para que, ao final, possa recomeçar com novas metas e entregas.
Dica: para calcular o prazo do seu projeto, considere os períodos de preparação, execução e pós-produção (avaliação, prestação de contas).
Dica n.º 5 - Quanto custa?
Após a apuração do que deseja realizar, da equipe que será contratada (direta e indiretamente), do prazo de duração das etapas de produção, é hora de fazer o checklist de produção: listar, pacientemente, todas as ações que deverão ser executadas para que sua entrega se realize. São exemplos: reuniões, ensaios, deslocamentos, lanche, aluguel de equipamentos, contratação de fornecedores e prestadores de serviço, etc. Depois da lista feita, é hora de precificar o que precisará ser pago. De um bom checklist nasce uma boa tabela orçamentária.
Dica: faça orçamentos sobre o item para não sugerir valores inadequados na tabela orçamentária. Lembre-se de calcular o valor da contratação x a unidade de contratação (diária, serviço, mês, milheiro, verba).
Essas são nossas primeiras dicas, em breve exploraremos um pouco mais sobre esses conteúdos!
E aí, gostou? Comente abaixo, compartilhe essa página, curta o perfil da BRAVO! no IG e fique por dentro de nossos conteúdos! Obrigada e até mais!
Comments